
Qual foi a última vez em que você soube de um Kia acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos? Essa proeza é anunciada pelo EV6, novo hatch médio-grande elétrico da marca, apto a acompanhar nessa arrancada nada menos que um Porsche Taycan 4S ou, para falar de carros a combustão, um BMW M5 de 600 cv.

O EV6 é o primeiro Kia com sua nova plataforma dedicada a modelos elétricos. Ele tem 4,68 metros de comprimento e 2,90 m de distância entre eixos, usa duas telas de 12 polegadas (uma para os instrumentos, outra para a central de áudio) e projeção elevada de informações com realidade aumentada. O sistema de áudio Meridian de 14 alto-falantes inclui um atuador sonoro, para suprir a falta de som de motor, e um assistente promove condução semiautônoma em rodovias. Além do porta-malas espaçoso para 520 litros, cabem mais 52 litros no compartimento dianteiro.

A Kia previu diversas configurações mecânicas para o EV6. A básica tem motor dianteiro de 125 kW ou 170 cv, torque de 35,7 m.kgf e bateria de 58 kWh. Quem quiser tração integral leva mais um motor na traseira para 173 kW/235 cv combinados, 61,7 m.kgf e 0-100 em 6,2 segundos. Precisa de grande autonomia? Opte pela bateria de 77,4 kWh, que inclui motores mais potentes: 168 kW/228 cv no dianteiro ou 239 kW/325 cv na versão de dois motores. O 0-100 cai para 5,2 s neste último e ele supera 500 km entre recargas.

Mas onde está o Kia que rivaliza com Taycan e M5? Trata-se do EV6 GT, com 430 kW/585 cv e 75,5 m.kgf combinados, tração integral e a bateria de maior capacidade. Apto a 0-100 em 3,5 segundos, ele alcança 260 km/h de máxima, tem autonomia de 405 km e pode ser recarregado em 800 volts, o que leva a carga de 10% para 80% em 18 minutos. Pode-se escolher entre seis níveis de regeneração, para condução só com o acelerador no mais intenso, e sua bateria pode fornecer energia para outros itens em caso de queda de eletricidade, como um ar-condicionado residencial.
Texto da equipe – Fotos: divulgação