
A Jeep desenvolve nos Estados Unidos uma picape compacta com base no Renegade, para ocupar um segmento abaixo da Gladiator (derivada do Wrangler). O projeto foi anunciado por Christian Meunier, responsável pela marca, durante a apresentação da Stellantis, a fusão entre os grupos FCA e PSA. A picape terá estrutura monobloco e competirá com a Ford Maverick (a “Toro” da marca do oval) e a Hyundai Santa Cruz.
Embora a Fiat Toro também compartilhe a mecânica e a parte dianteira da plataforma do Renegade, a Stellantis optou por um modelo próprio da Jeep para aproveitar a forte imagem da marca nos EUA, onde a Fiat tem pouca atuação. Os motores que temos no Renegade, porém, não devem aparecer por lá: os mais prováveis são o Tigershark a gasolina de 2,4 litros e 180 cv e o turbo de 1,3 litro e 177 cv, que naquele país equipam o citado SUV.

Uma picape Renegade não seria inédita: em 2016 a Jeep revelou a Comanche, o modelo conceitual das fotos, com cabine simples, capota removível de lona e uma caçamba de desenho nostálgico, pouco integrada ao estilo da frente. O estudo teve o entre-eixos alongado em 30 cm, ganhou suspensão 5 cm mais alta e rodas de 16 pol com grandes pneus de 32 pol. O motor era nosso conhecido turbodiesel de 2,0 litros com caixa automática de nove marchas.
Tudo indica que a picape de produção será bem diversa em aparência. Meunier admitiu no evento: “Não me digam Toro, mas gratos à Fiat pela inspiração”. Resta saber se a Jeep trará de volta o nome Comanche (o mesmo da picape derivada do Cherokee dos anos 80), assim como fez com Gladiator e está fazendo com Wagoneer.
Texto da equipe – Fotos: divulgação