
A Jeep confirmou hoje (7) a produção de um terceiro modelo da marca no Polo Automotivo de Goiana, PE, de onde saem o Compass (fotos) e o Renegade. O novo utilitário esporte de tamanho grande (segmento D) será o maior e mais sofisticado Jeep feito no Brasil, com sete lugares e motores turbo, e está sendo desenvolvido desde o início totalmente no Brasil, mas será exportado também para outros países latino-americanos. O lançamento será no segundo semestre de 2021.
As informações oficiais terminam aí. O que mais se sabe sobre o novo SUV? Identificado como Projeto 598, ele deriva do Compass com aumento de comprimento e (provavelmente) distância entre eixos, a fim de acomodar sete pessoas e ampliar o espaço de bagagem, hoje um tanto modesto no modelo diante de sua categoria. A frente deverá ser compartilhada com o Compass, mas não igual à do atual, pois uma reestilização está prevista para ele no próximo ano. O painel também deve ser mantido.

O motor turbodiesel de 2,0 litros e 170 cv do Compass e do Renegade, com transmissão automática de nove marchas e tração integral sob demanda, também equipará o novo SUV. Como a Jeep fala em “motores” turbo, fica entendido que ao menos uma versão flexível também deve ser oferecida. A opção mais provável é o turbo de 1,3 litro, que no Renegade italiano produz até 180 cv com gasolina.
Texto da equipe – Fotos: divulgação