Você compraria um Jeep Compass com motor de apenas 1,3 litro? Se for turbo, por que não? Essa é a novidade da marca norte-americana no mercado europeu: o SUV com o motor 1,3 conhecido do Renegade italiano, baseado no Firefly que temos no Fiat Argo. Há duas opções de potência, 130 e 150 cv, ambas com torque de 27,5 m.kgf — bem mais que os 19,9 m.kgf produzidos pelo Compass aspirado de 2,0 litros, fabricado no Brasil, ao usar gasolina. O motor anterior, 1,4 turbo com sistema Multiair, oferecia 140 ou 170 cv.
Produzido na Itália em substituição ao importado do México, o Jeep Compass 1,3 turbo não usa transmissão automática tradicional, mas uma automatizada de dupla embreagem e sete marchas, que favorece a economia de combustível. Essa opção está restrita ao motor de 150 cv; ambos oferecem a manual de seis marchas, sempre com tração apenas dianteira. Outra versão para os europeus é o Multijet II turbodiesel de 1,6 litro com 120 cv e 32,6 m.kgf, só com caixa manual e tração na frente. A Jeep decidiu oferecer tração integral naquele mercado apenas no Compass híbrido de 190 ou 240 cv (acima), que usa motor elétrico para acionar as rodas traseiras. O SUV europeu traz ainda amortecedores recalibrados para menor inclinação da carroceria.
Texto da equipe – Fotos: divulgação