Jaguar LR propõe colunas invisíveis e carro-fantasma

Jaguar Land Rover - colunas 01

 

O prejuízo à visibilidade dianteira causado pela posição e a largura das colunas do para-brisa (necessárias para alcançar a resistência da cabine em colisões exigida pelos padrões de hoje) tem sido um problema em muitos carros. A Jaguar Land Rover agora propõe uma solução para isso: o 360 Virtual Urban Windscreen, ou para-brisa virtual urbano de 360 graus, que pode ser associada à também nova Follow-Me Ghost Car Navigation ou navegação seguindo um carro-fantasma.

 

 

No caso do para-brisa, o sistema aplica telas às colunas A que mostram imagens colhidas por câmeras, cobrindo os ângulos que ficariam fora do alcance da visão do motorista. O mesmo é feito nas laterais e nas traseiras, tornando praticamente invisíveis as colunas B e C, mas não o tempo todo: apenas quando o motorista liga a luz de direção, move a cabeça em certa direção ou o carro se aproxima de um cruzamento. Além disso, o sistema destaca elementos que possam constituir risco de acidente, como pedestres e ciclistas.

A outra novidade é a navegação com “carro-fantasma”: em vez de seguir instruções para chegar ao destino, o motorista pode simplesmente rodar atrás de um carro virtual, cuja imagem é projetada no para-brisa pelo mesmo sistemas hoje usado para algumas informações, como velocidade. A Jaguar Land Rover não informa quando os sistemas poderão chegar ao mercado.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação