Jaguar Land Rover: mais três carros e novas plataformas

A Jaguar Land Rover anunciou a investidores o lançamento de novas plataformas e de três modelos nos próximos anos, segundo divulgou a Auto News Europe. Dos carros, apenas o renascido Land Rover Defender teve o nome divulgado; o Jaguar J-Pace, maior que o F-Pace, provavelmente é um dos outros. Com isso o grupo passará de 13 nomes e 19 opções (em 2019) para 16 nomes e 42 opções em 2024.

 

 

As novas plataformas são chamadas de Modular Longitudinal Architecture (MLA) e Premium Transverse Architecture (PTA), nomes que identificam a posição do motor, longitudinal ou transversal. Dentro do conceito moderno, as arquiteturas são bastante flexíveis em dimensões e assim podem ser adequadas a automóveis e utilitários de diversos segmentos.

 

A PTA, que chega ainda este ano com o novo Range Rover Evoque, trará vantagens em eficiência como sistema híbrido leve (motor elétrico para auxiliar o motor a combustão) e melhor aerodinâmica. A MLA deve estrear em 2020 no Defender e estender-se a outros utilitários, conforme novas gerações sejam desenvolvidas. Ambas preveem sistemas de propulsão variados: híbrido leve ou MHEV, híbrido de recarga externa ou PHEV (capaz de rodar em modo elétrico por mais tempo) e, no caso da MLA, totalmente elétrico ou BEV. Em 2020 a JLR terá motor elétrico, ao menos em sistema híbrido leve, em todos os carros que forem lançados.

Texto da equipe – Ilustrações: divulgação