IX3: o BMW X3 elétrico chinês roda 460 km entre recargas

 

A BMW lança o IX3, primeiro utilitário esporte da marca totalmente elétrico. Essa versão do X3 começa a ser vendida na China no fim do ano, fabricada também para exportação a partir da fábrica local de Shenyang. Dotado da quinta geração da tecnologia BMW EDrive, o IX3 acomoda motor elétrico, transmissão e a eletrônica de potência em um conjunto. O motor funciona sem o uso de ímãs, o que permite que metais de difícil extração sejam dispensados para a fabricação.

 

 

 

A densidade de potência do motor elétrico do IX3 é 30% maior que a dos demais veículos elétricos do grupo BMW. A nova unidade produz 210 kW ou 286 cv e torque máximo de 40,8 m.kgf, o que o faz acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, equivalente ao X3 X-Drive 30i a gasolina. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h. A versão tem tração apenas traseira. A capacidade de armazenamento da bateria é de 80 kWh, dos quais 74 kWh são utilizados, e a BMW anuncia autonomia de 459 quilômetros no ciclo de teste WLTP e até 520 quilômetros no ciclo NEDC.

 

 

 

Em conexão a uma estação de carga rápida de corrente contínua, o IX3 pode receber carga de até 150 kW. A bateria de alta tensão pode, portanto, ser carregada de 0 a 80% em apenas 34 minutos. A energia necessária para adicionar 100 km à autonomia do carro (no ciclo WLTP) vem em 10 minutos de carregamento. Pelo sistema Connected Charging, ao planejar uma rota e calcular o horário de chegada, a função E-Route oferece recomendações para paradas no meio da viagem para carregar a bateria e dados das estações, como disponibilidade e o método de autenticação.

 

 

O motorista pode escolher um ajuste de alta, média ou baixa regeneração da energia de frenagem. A bateria de alta tensão foi posicionada na parte inferior do carro, o que diminui o centro de gravidade em cerca de 75 mm em relação ao X3 comum. A suspensão inclui controle eletrônico dos amortecedores. O IX3 tem capacidade de bagagem de 510 litros e estará disponível em duas versões, Inspiring e Impressive.

Texto da equipe – Fotos: divulgação