Índia: Renault Kwid, crossover com soluções ousadas

Renault Kwid 01

 

Parece que os projetistas da Renault imaginaram longe dessa vez. O conceito Kwid, preparado para o Salão de Nova Déli, na Índia, é um crossover desenhado com participação do departamento de estilo indiano da marca. As soluções ousadas passam por portas que se abrem para cima e para frente, rodas com elementos que excedem a circunferência do aro, minicâmeras no lugar dos retrovisores e um peculiar suporte de estepe na traseira.

 

 

O interior não é menos criativo. O motorista senta-se em posição central, com dois passageiros ao lado mais recuados, como no supercarro McLaren F1. Os bancos usam um revestimento com faixas trançadas, que permite maior ventilação, e tanto o painel quanto o volante seguem formas futuristas. Os comandos atrás do encosto do motorista são para a climatização do compartimento traseiro.

A pequena aeronave vista em uma das fotos, que fica armazenada na parte de trás da cabine e pode sair quando uma carenagem se move, é chamada de Flying Companion. Permite comando manual ou automático, nesse caso usando uma rota definida e navegação por GPS, e pode visualizar obstáculos adiante ou tirar fotos do alto. O Kwid usa motor turbo de 1,2 litro a gasolina, câmbio de dupla embreagem e tração dianteira. As molas traseiras são duplas, destacadas em cor amarela.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação