

O grupo Hyundai anuncia a nova Plataforma Modular Elétrica Global (E-GMP na sigla em inglês), a ser aplicada a diversos modelos Kia e Hyundai nos próximos anos, incluindo sedãs e SUVs. A E-GMP prevê motores elétricos dianteiro e traseiro (com tração integral) e a bateria montada entre os eixos, sendo a unidade com maior densidade de energia que o grupo já ofereceu.


Uma versão com motor único será oferecida, com o detalhe de ter apenas a unidade traseira; portanto, esse será o eixo de tração nesse caso. Mesmo na versão de dois motores, um seletor permitirá desligar o motor (e a tração) da frente de modo a operar só com tração traseira.


A plataforma E-GMP oferece sistemas compatíveis com fontes de 400 e 800 V, esta com potência de até 350 kWh, e tem autonomia prevista de até 500 km pelo ciclo de teste WLTP. A bateria pode carregar até 80% da capacidade em 18 minutos. Também foi previsto que a bateria forneça energia para carregar outros equipamentos elétricos de 110 e 220 V, ou mesmo outro veículo elétrico. Os primeiros carros com a nova arquitetura serão o novo Hyundai Ioniq e um modelo da Kia, no próximo ano.
Texto da equipe – Fotos: divulgação