
Parece um HB20 reestilizado e um pouco maior, mas é o novo Hyundai Bayon (pronuncie “bai-on”, não “bei-on”), um hatch “aventureiro” com maior altura do solo que vem competir no mercado europeu com Ford Puma, Nissan Juke e Volkswagen Nivus (previsto para chegar ao continente este ano), entre outros. Lá ele ficará abaixo do Kona em preço, ao custar cerca de 20% a menos na versão de entrada.


O Bayon tem o padrão dianteiro dos novos modelos da Hyundai, com luzes diurnas e faróis nas mesmas posições da Fiat Toro e uma ampla grade inferior. A traseira mostra um estilo original, com boa parte da tampa em preto para simular o uso de vidro (aparentemente, só a parte superior é envidraçada) e lanternas em forma de bumerangue interligadas. O carro mede 4,18 metros de comprimento e 2,58 m entre eixos (o HB20 tem 3,94 e 2,53 m, na ordem) e seu porta-malas surpreende para o porte: 411 litros.

O interior também traz soluções atuais que a marca ainda não oferece no Brasil, como o quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas e central de áudio com tela de mesmo tamanho. Derivado da plataforma do hatch compacto i20, o Bayon oferece apenas motor de três cilindros e 1,0 litro com turbo, que pode ter 100 ou 120 cv, sempre com torque de 17,5 m.kgf. Um auxílio elétrico em sistema de 48 volts contribui para a agilidade e a economia. A transmissão pode ser manual de seis marchas ou automatizada de sete com dupla embreagem.

Texto da equipe – Fotos: divulgação