Hyundai: AG, Azera retocado, Veloster de motor central

Hyundai Grandeur e AG 02

 

A Hyundai apresenta no Salão de Busan, na Coreia do Sul, o Grandeur (conhecido em mercados de exportação como Azera) com retoques visuais, um novo sedã de luxo acima desse modelo e um conceito do esportivo Veloster com motor central-traseiro. O Grandeur 2015 recebeu novos para-choques com leds no dianteiro e grade frontal, enquanto seu interior teve revistos a seção central do painel e a tela multimídia, agora com 8 pol. Inédito no modelo é o motor turbodiesel de 2,2 litros com turbina variável, 202 cv e 45 m.kgf. A versão a gasolina de quatro cilindros e 2,4 litros, também não disponível no Brasil, passa a 190 cv e 24,5 m.kgf.

 

 

Sobre o AG pouco foi divulgado, mas é um modelo para se posicionar entre o Grandeur e o Genesis na linha da marca sul-coreana, mantendo a plataforma do primeiro e a tração dianteira. Suas linhas são modernas, mais ao gosto europeu que as do próprio Grandeur. As vendas na Coreia começam no segundo semestre.

A outra atração da Hyundai é o Veloster Midship, em alusão à montagem central-traseira do motor, que o deixou com apenas dois lugares. O conceito usa motor Theta GDI de 2,0 litros com turbo e 300 cv e componentes de alumínio na suspensão. Se colocado em produção, o esportivo se tornaria um caso incomum de motor central em modelo de fábrica generalista, assim como foram o Fiat X 1/9 e o Toyota MR2.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação