Hyperion XP-1: supercarro a hidrogênio supera o Chiron

Depois de quase 10 anos de estudos, a Hyperion Motors anuncia um supercarro movido a hidrogênio e mais rápido em aceleração que o Bugatti Chiron. O Hyperion XP-1, que tem lançamento previsto para 2022, promete ir de 0 a 96 km/h em 2,2 segundos, alcançar mais de 355 km/h de máxima e rodar 1.600 km entre os abastecimentos, que levam só cinco minutos.

Mas onde abastecer o XP-1? A Hyperion, uma empresa de energia sediada em Orange, na Califórnia, EUA, diz que construirá a própria rede de postos de hidrogênio. É nela que se obterá energia para alimentar a pilha a combustível com membrana de troca de prótons do esportivo. O XP-1 tem chassi monocoque de titânio e carbono, tração integral, freios de carbono-cerâmica e sistemas aerodinâmicos ativos que funcionam como painéis solares. E pesa apenas 1.035 kg, semelhante a um VW Gol de 1,0 litro.

“O hidrogênio traz todos os benefícios da energia elétrica com peso menor”, destaca a Hyperion. “O hidrogênio não tem problemas com o calor e você pode fazê-lo a partir do excesso de energia solar da rede. Criar hidrogênio é mais ecológico do que fazer baterias”. A intenção da empresa é produzir 300 unidades do XP-1, ainda sem preço anunciado.

Texto da equipe – Fotos: divulgação