
A Honda apresenta a nova geração do HR-V, que se chama Vezel no Japão. O terceiro modelo da linha (se incluído o oferecido entre 1999 e 2006) ganhou aspecto mais imponente na frente, tanto pelo capô mais plano quanto pela grade ampliada e a sensação de um olhar “bravo” conferida pela posição dos leds diurnos. Na traseira o vidro vem mais à horizontal, sugerindo o conceito de “SUV cupê” anunciado por várias marcas, e permanecem as maçanetas camufladas. O conjunto está mais “limpo”, sem tantos vincos profundos, mas o resultado como um todo promete dividir opiniões.


O interior mantém o aspecto simples, sem muitos adornos, e adota tela da central de áudio destacada do painel (com 9 polegadas) em vez da atual de 7 pol integrada a ele. O aparelho faz roteamento de internet e um aplicativo no celular permite destravar o carro. Os itens de assistência ao motorista incluem controlador de distância, auxílio para manutenção de faixa, farol alto automático, leitor de placas de sinalização e monitor de ponto cego.


Todo HR-V ou Vezel da nova geração será híbrido, tanto os movidos a gasolina quanto aqueles a diesel, ao menos nos mercados japonês e europeu. No Vezel o motor elétrico auxilia o 1,5-litro a gasolina, com potência ainda não divulgada, e há opção de tração integral. Para a Europa o HR-V ainda terá a mecânica anunciada. Dessa vez os Estados Unidos terão seu próprio desenho do HR-V. O modelo mostrado aqui deve chegar ao Brasil em 2022.


Texto da equipe – Fotos: divulgação