Há 60 anos, Toyota começava sua história no Brasil

 

A Toyota comemora 60 anos de atividades no Brasil. A história começou em 23 de janeiro de 1958 com a instalação de um escritório no centro da cidade de São Paulo. Em dezembro do mesmo ano, também em São Paulo, ela inaugurava a linha de montagem e cinco meses depois começava a montar o jipe Land Cruiser (acima o primeiro lote). Ele tinha 3,83 metros de comprimento, 2,28 metros entre eixos e 1.450 kg de peso e podia transportar seis pessoas em dois assentos inteiriços. O motor Toyota 2F a gasolina, de seis cilindros e 4,0 litros, o levava a pouco mais de 100 km/h.

 

 

Em 1961 a Toyota adquiria terreno em São Bernardo do Campo (SP), onde instalaria a primeira unidade industrial da Toyota fora do Japão. No ano seguinte passou a fabricar o jipe com o nome Bandeirante e motor a diesel, que se manteria em produção até 2001. A produção de automóveis começava em 1998 com o Corolla e seguia em 2012 com o Etios.

Hoje a empresa mantém quatro fábricas nas cidades paulistas de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, cidade também que abriga um Centro de Pesquisa Aplicada e um Centro de Design. Além disso, são três centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Suape (PE), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF) e mais de 5.800 colaboradores.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação