Em um cenário de motores cada vez menores para reduzir as emissões de gás carbônico (CO2), ainda haverá lugar no futuro para os grandes 12-cilindros?
O grupo Volkswagen garante que sim, e anunciou no 36º. Simpósio de Motores de Viena, na Áustria, um novo W12 de 6,0 litros com potência de 608 cv. Destinado a modelos de alto luxo das marcas VW, Audi e Bentley (como o utilitário esporte desta última, a ser chamado de Bentayga), o motor de 12 cilindros em “W” usa recursos como injeções direta e indireta, turbos de duplo fluxo, desativação de uma bancada de cilindros em condições de baixo uso de potência e parada/partida automática.
Com os 608 cv disponíveis a 6.000 rpm, o W12 fornece torque de 91,8 m.kgf entre 1.500 e 4.500 rpm e, de acordo com o carro a que for aplicado, permitirá acelerar de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos e superar os 300 km/h. A emissão média abaixo de 250 g/km de CO2 faz dele o mais eficiente 12-cilindros se comparado aos atuais do mercado.
Texto da equipe – Fotos: divulgação