Um esportivo de apenas 3,98 metros de comprimento, baixo peso (menos de 800 kg) e belas linhas desenhadas pelo estúdio Bertone: assim surgia em 1954 o Alfa Romeo Giulietta Sprint, um carro de uso diário com capacidade de disputar corridas nos fins de semana. Após 60 anos, esse ícone da marca italiana é homenageado por um hatch homônimo. O atual Giulietta (espécie de “primo rico” do Fiat Bravo, embora com plataforma distinta) recebeu itens como para-choque traseiro simulando difusores de ar, saída dupla de escapamento, rodas de 17 pol (18 pol opcionais) com o conhecido estilo de cinco furos, emblemas Sprint nas laterais e acabamento preto brilhante na grade dianteira, nas maçanetas e nos retrovisores.
No interior há detalhes que imitam fibra de carbono no painel e nas portas, revestimento em camurça sintética, logotipo Sprint costurado em vermelho nos encostos de cabeça, volante revestido em couro, forro do teto preto e emblemas da Alfa Romeo nos bancos. São quatro opções de motores, um movido a gasolina (1,4-litro Multiair turbo de 150 ou 170 cv), dois a diesel (1,6-litro JTDM de 105 cv e 2,0-litros JTDM com 150 ou 175 cv) e uma a gás natural, GNV (1,4 turbo de 120 cv). O 1,4 de 150 cv, novidade na gama Giulietta, torna-o capaz de atingir 210 km/h de velocidade máxima, acelerar de 0 a 100 km/h em 8,2 s e obter consumo médio de 17,9 km/l.
Texto: Jonathan Machado