Um cupê simples, leve, acessível e divertido de dirigir: assim era o Opel GT lançado em 1968, derivado do Kadett da época (que seria nosso Chevrolet Chevette uma geração mais tarde), e assim parece ser o novo Opel GT que surge como conceito no Salão de Genebra, em março. Seu desenho “limpo” e com inspiração no modelo do passado destaca a faixa laranja que “nasce” nos pneus dianteiros, de mesma cor, e percorre o arco do teto até a traseira. Notam-se ainda as portas bem longas que começam junto às rodas dianteiras, o teto envidraçado e as duas saídas de escapamento interligadas pelo logotipo GT.
As portas não têm maçanetas, sendo abertas por motor elétrico quando acionadas por um painel tátil. Outra ausência é de retrovisores, pois há câmeras que monitoram as laterais e as mostram no painel. O GT recebeu o motor turbo de 1,0 litro e três cilindros dos Opels Adam, Corsa e Astra com potência de 145 cv e torque de 20,9 m.kgf enviados às rodas traseiras. Com menos de 1.000 kg de peso (inesperado nos dias de hoje), o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos e alcança 215 km/h, números coerentes com a proposta.
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação