Galerias de imagens do Salão de Frankfurt: Peugeot

 

O projeto 208 Hybrid FE usa sistema híbrido e soluções para reduzir peso (em 20%) e melhorar a aerodinâmica (em 25%). O motor de 1,25 litro e três cilindros com injeção direta de gasolina opera pelo ciclo Miller e desenvolve 68 cv, sendo somado a um elétrico de 30 kW (41 cv).

 

 

O 308 chega à segunda geração em Frankfurt. Com o uso da nova plataforma EMP2 do grupo PSA Peugeot Citroën, a fábrica destaca a redução de peso em expressivos 140 kg, enquanto as dimensões são próximas às do modelo atual, como o comprimento de 4,25 metros.

 

 

O interior toma emprestada uma solução do 208, o quadro de instrumentos elevado, visto por cima do volante de pequeno diâmetro. Na parte central do painel, a ampla tela sensível ao toque de 9,7 pol substitui uma série de botões de comando, deixando uma aparência mais limpa.

 

 

 

A versão conceitual de alto desempenho do novo 308 é a R. Adota o motor THP turbo de 1,6 litro com 270 cv e 33,6 m.kgf usado pelo cupê RCZ R, associado a um câmbio manual de seis marchas e diferencial autobloqueante (a tração permanece dianteira).

 

 

O visual do hatch de cinco portas ganhou para-choques redesenhados, retrovisores de fibra de carbono e parte traseira da carroceria em preto fosco. As rodas de 19 pol usam pneus 235/35 e a suspensão vem 26 mm mais baixa que a de um 308 de linha.

 

 

O RCZ R, por sua vez, já é versão definitiva de produção. Com motor THP de 270 cv, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos e alcança velocidade máxima passa a 250 km/h, quando atua o limitador eletrônico.

 

 

O conjunto do cupê esporte passou por extensas alterações: bitolas mais largas, suspensão recalibrada com altura de rodagem 1 cm menor, rodas de 19 pol com pneus 235/40, diferencial autobloqueante Torsen.

 

 

A minivan 3008 ganha frente similar à de outros modelos da linha. É oferecida na Europa com motores a gasolina de 120 a 163 cv, turbodiesel de 115 a 163 cv e a versão Hybrid 4, da foto, na qual o 2,0 a diesel vem associado a um motor elétrico de 37 cv que aciona as rodas traseiras.

 

Texto e fotos: Fabrício Samahá