Porsche 918 Spyder: supercarro híbrido com 880 cv

Porsche 918 Spyder: supercarro híbrido com 880 cv

 

Porsche 918 Spyder: supercarro híbrido com 880 cvO Porsche 918 Spyder aparece em Frankfurt em sua versão de produção, pouco mais de três anos depois de ser mostrado como conceito no Salão de Genebra de 2010. Apenas 918 unidades serão produzidas. O novo carro objetiva trazer a alta tecnologia das pistas a um carro cujo uso possa ser diário, assim como máximo desempenho com mínimo consumo. O 918 pretende iniciar uma nova era na história dos veículos híbridos, que aliás começou com um carro projetado por Ferdinand Porsche, fundador da marca: o Lohner-Porsche.

O carro foi fortemente inspirado pela tecnologia dos carros de pista da empresa, com diversos recursos dos carros que correrão em Le Mans no ano que vem. Tem motor V8 foi baseado no do RS Spyder de Le Mans e estrutura monocoque feita em fibra de carbono. O trem de força consiste em um motor central com tração nas quatro rodas auxiliada por motores elétricos em ambos os eixos, evolução do conceito do bem sucedido 911 GT3 R Hybrid. O gerenciamento de energia pode ser programado para cinco diferentes modos por botões no volante. No caso de forte pressão no acelerador os motores elétricos trabalham com força total juntamente com o motor a combustão. Apesar da potência máxima combinada de 880 cv, o carro consegue atingir mais de 30 km/l nos ciclos de consumo europeus.

 

 

Quando ligado, o 918 Spyder tem como padrão o modo E-Power, ou elétrico, desde que o nível de carga das baterias permita. Nesse modo, o carro pode percorrer até 32 km e ainda consegue acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos e atingir 150 km/h. O motor a gasolina só entra em operação quando o nível das baterias assim exigir. No modo Hybrid os dois sistemas de propulsão vão se alternando com o objetivo de máximo rendimento econômico. No Sport Hybrid o motor a combustão fica sempre ligado, com os motores elétricos atuando quando requerida aceleração máxima ou em casos de otimização da eficiência.

No modo Race Hybrid, ou híbrido de corrida, o motor a combustão carrega as baterias apenas quando não requerida potência total, e os motores elétricos ajudam na aceleração sempre que necessário. O programa do câmbio de sete marchas e dupla embreagem PDK também é alterado para esporte. Esse é o modo indicado para várias voltas velozes em circuito. O modo Hot Lap é aquele para poucas voltas bem rápidas e, ao contrário do Race Hybrid, usa as baterias em força total o tempo todo.

 

Porsche 918 Spyder: supercarro híbrido com 880 cv

 

O motor a combustão, um V8 de 4,6 litros com 608 cv, produz um ronco esportivo através dos inéditos escapamentos voltados para cima e traciona o eixo traseiro. A tração dianteira é fornecida pelo motor elétrico na frente. As baterias são de íon de lítio com 312 células, refrigeradas por líquido e com garantia de sete anos de vida útil; podem ser recarregadas em tomada. O chassi, com suspensões multibraço, é dotado do sistema de gerenciamento ativo PASM e conta com esterçamento também nas rodas traseiras. Isso permite que as rodas virem no sentido contrário das dianteiras em baixas velocidades, ajudando em curvas fechadas, e no mesmo sentido em altas velocidades, contribuindo para mudanças de faixas rápidas. Os pneus dianteiros são 265/35 R 20 e os traseiros 325/35 R 21, desenvolvidos especialmente pela Michelin.

A aerodinâmica do 918 também é ativa, com elementos que variam de posição em três modos: Race para máxima pressão contra o solo, Sport buscando uma maior velocidade máxima mas com certa pressão e E, de eficiência, para o mínimo arrasto possível. O teto pode ser retirado para deixá-lo aberto, podendo ser guardado no porta-malas. O carro dispõe de sistema de áudio da marca Burmester, no mesmo painel sensível ao toque que opera ar-condicionado, aerofólio traseiro, as luzes e o sistema de comunicação. Para quem busca mais esportividade ainda, existe o pacote opcional Weissach (nome da cidade onde ficam os departamentos de projeto da empresa), disponíveis em cores e acabamentos personalizados. O pacote inclui rodas de magnésio superleves que diminuem o peso do carro em 35 kg, cintos de segurança de seis pontos e adendos aerodinâmicos.

 

Texto: José Geraldo Fonseca – Fotos: divulgação