O conceito Sport Quattro da Audi, revelado no Salão de Paris de 2010, reaparece neste Salão de Frankfurt com nova cor (amarela em vez de prata ou branca), visual modificado e potência ainda mais alta. Concebido a partir da plataforma do cupê RS5, o esportivo relembra o Ur-Quattro, o inovador modelo de tração integral que a marca lançou em 1980 (na versão normal; a Sport de entre-eixos curto veio quatro anos depois) para dominar o Mundial de Ralis.
Nesta nova edição, o Sport Quattro tem tomadas de ar maiores na frente, faróis de leds, rodas de 21 pol com pneus 285/30 e saídas de escapamento maiores. Embora não pese pouco (1.850 kg para um comprimento de 4,60 metros), o carro usa medidas como teto, capô e tampa traseira de plástico e fibra de carbono, portas e para-lamas de alumínio e freios a disco de carbono-cerâmica. O interior traz poucos comandos e telas multifunção, uma delas mostrada com o mapa do circuito da 24 Horas de Le Mans nas fotos.
Em vez do motor de cinco cilindros do RS3 e do TT-RS modificado para 408 cv, a nova versão do conceito combina um V8 de 4,0 litros a gasolina com dois turbos, que produz potência de 560 cv e torque de 71,2 m.kgf, a um motor elétrico de 150 cv e 40,8 m.kgf com bateria de íon de lítio. O conjunto híbrido resulta em 700 cv e 81,6 m.kgf (não se trata de apenas somar os valores máximos dos motores) para acelerar de 0 a 100 em 3,7 segundos e alcançar 305 km/h. Com desativação seletiva de cilindros e parada/partida automática do V8, o Sport Quattro ainda consegue ser econômico (40 km/l em média) e pode rodar 50 km com eletricidade.
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação