Porsche Mission E, um quatro-portas elétrico de 600 cv

Porsche Mission E 01

 

O Salão de Frankfurt ainda nem abriu as portas, mas já arriscamos um voto para a maior atração do evento: o carro-conceito Mission E da Porsche. O estudo consegue ao mesmo tempo prever soluções técnicas favoráveis ao meio ambiente, seguir um estilo facilmente associado à marca e, a nosso ver, propor um formato bem mais atraente para um quatro-portas que poderia suceder ao Panamera.

 

 

Primeiro carro elétrico de quatro lugares da Porsche neste século, o Mission E usa motores com potência de 600 cv, acelera de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos, chega aos 200 em menos de 12 s e obtém autonomia expressiva de 500 km. As baterias de 800 volts (o dobro das usadas hoje) permitem recarga rápida: em 15 minutos em estação específica alcançam 80% da capacidade. O carro tem tração integral com vetorização de torque para sua distribuição entre as rodas, aloja as baterias em quase todo o comprimento da plataforma e usa rodas de 21 polegadas à frente e 22 atrás.

As portas abrem-se em sentidos opostos, sem coluna central, e o interior segue um estilo limpo e esportivo. O painel é composto por instrumentos virtuais em leds orgânicos, organizados nos temas Connected Car, Performance, Drive, Energy e Sport Chrono.Pela leitura do olhar do motorista, o carro “sabe” para quais mostradores ele olha e os aciona tão logo o condutor usa um botão no volante. Comandos secundários são acionados por ele ou pelo passageiro por meio de gestos, sem tocar as telas. Por meio de celular ou tablet, o dono do Mission E pode realizar configurações no carro a distância.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação