O pequeno Fiat 500 parece uma fonte inesgotável de versões esportivas e edições especiais, como as que aparecem em Frankfurt. O Abarth 595 Yamaha Factory Racing Edition, desenvolvido em cooperação com o fabricante de motos, tem o motor turbo de 1,4 litro ajustado para 160 cv (20 a mais que no Abarth básico oferecido na Europa, embora a versão vendida no Brasil tenha 167) para acelerar de 0 a 100 em 7,9 segundos e superar 200 km/h, escapamento Record Monza, suspensão com amortecedores Koni e molas Eibach, rodas de 17 pol e logotipos alusivos à parceria.
Outra edição do 500 no evento é o 695 Biposto Record, com apenas dois lugares, como indica o nome italiano. O motor 1,4 turbo chega nesse caso a 190 cv com torque de 25,5 m.kgf, para 0-100 em 5,9 s e máxima de 230 km/h, e as rodas são OZ de 18 pol. Outros fornecedores renomados estão no escapamento Akrapovic, nos amortecedores Extreme Shox, nos bancos Sabelt com cintos de quatro pontos e nos freios Brembo. O câmbio manual Dog Ring permite trocas ascendentes tão rápidas, segundo a fábrica, que podem ser feitas com certa facilidade sem uso do pedal de embreagem.
Abarth 595 Yamaha Factory Racing Edition
Abarth 695 Biposto Record
Texto da equipe – Fotos: divulgação