Ford Performance faz séries de Falcon e Ute

A Ford australiana tem modelos de tração traseira e alto desempenho (a linha Falcon de sedãs e picapes) que deixam com inveja até os norte-americanos. E acaba de lançar, pela divisão esportiva FPV (Ford Performance Vehicles), duas edições especiais: o sedã GT RSPEC Limited Edition e a picape Pursuit Ute.

Limitado a 350 unidades, o RSPEC é o mais potente Falcon já produzido para rua, com motor V8 de 5,0 litros todo de alumínio, dotado de compressor, que fornece potência de 455 cv e torque de 58 m.kgf. As modificações da série incluem pneus 275/35, suspensão recalibrada, assistente de arrancada rápida e uma decoração externa inspirada na de antigos Mustangs (como o Boss de 1969), com o número 335 que designa a potência em kW, padrão na Austrália.

A picape Pursuit, por sua vez, reprisa a decoração do RSPEC e usa as mesmas rodas, além de oferecer bancos de couro e sistema de áudio de alto padrão. Embora tenha o motor V8 5,0 com compressor, o utilitário é menos potente, com 427 cv e 55,6 m.kgf; ainda assim é um dos picapes a gasolina mais vigorosos do mundo. A série está restrita a 75 exemplares.

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação