Ford Figo Aspire: Ka+ indiano, menor, tem Powershift

Ford Figo Aspire

 

Quando a Ford brasileira revelou o sedã Ka+ ainda em versão “conceitual”, em fevereiro do ano passado, a marca estava mostrando na Índia o conceito Figo, basicamente o mesmo carro, mas com traseira mais curta para se beneficiar da legislação local, que cobra menos impostos de modelos com até quatro metros de comprimento (o Ka+ mede 4,25 m). A versão indiana demorou mais a chegar ao mercado, mas aparece agora sob o nome Figo Aspire, com direito a uma versão luxuosa Titanium.

 

 

As formas são as mesmas do conceito, com uma traseira tão curta que chega a lembrar o “meio volume” do Escort. A fábrica de Gujarat, na Índia, produzirá o Aspire com motores a gasolina de 1,2 litro (o Sigma de 16 válvulas com variação de tempo e cerca de 80 cv) e turbodiesel de 1,5 litro (em torno de 100 cv). O 1,5-litro que temos aqui também está previsto, com 109 cv, na versão dotada de câmbio Powershift automatizado de dupla embreagem e seis marchas. A Ford indiana descarta o Ecoboost turbo de 1,0 litro por questão de custos.

Embora não mostrado nas fotos oficiais, o interior segue o padrão do Ka+ nacional, salvo pela opção de bancos revestidos em couro bege e, claro, o volante do lado direito. Tanto o suporte de dispositivos My Ford Dock quanto o sistema de entretenimento Sync com Applink estão disponíveis. Bolsas infláveis são de série, com opção pelas laterais dianteiras e as de cortina. A versão hatch indiana, que deve manter o desenho de nosso Ka, chega ao mercado ainda este ano. Como aqui, ele substitui o Fiesta da geração passada, fabricado por lá desde 2009 com o mesmo nome Figo e com desenho frontal um pouco diferente do brasileiro.

 

Ford Figo Aspire

Texto da equipe – Fotos: divulgação