Flyin’ Miata prepara Mazda MX5 com V8 de até 525 cv

 

A preparadora Flyin’ Miata, que desde 1996 se dedica ao esportivo MX5 Miata da Mazda, apresenta uma conversão da nova geração do roadster com motor Chevrolet V8. A aplicação, que de certo modo lembra a criação do Cobra por Carroll Shelby nos anos 60 (pela instalação de motor Ford V8 ao inglês AC), substitui o quatro-cilindros original de 2,0 litros por um V8 LS3 de 6,2 litros com potência de 430 cv, como o usado em Camaros e Corvettes.

 

 

As extensas modificações passam por nova caixa manual T56 de seis marchas, embreagem, cardã e diferencial. A bateria vai para a traseira, o escapamento tem novos catalisadores e a suspensão recebe estabilizadores ajustáveis. A Flyin’ Miata assegura que tudo no carro permanece funcional, dos instrumentos à parada/partida automática do motor, mas o controle de tração é removido e a assistência da direção passa de elétrica para hidráulica. Apesar dos 135 kg adicionais, é certo que o MX5 se torna um carro muito rápido. A distribuição de peso muda pouco, de 52% à frente e 48% atrás (de série) para 53:47.

Se o V8 original não for o bastante, há alternativa pelo LS376/525, com 525 cv e 67,6 m.kgf de torque. Outras opções são cardã de fibra de carbono, freios especiais, rodas e pneus majorados e mais alterações na suspensão.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação