Fiat Toro: motor 2,4 flexível de 186 cv por R$ 98.730

 

A Fiat amplia a linha Toro com a versão Freedom com motor flexível de 2,4 litros, que se soma ao de 1,75 litro e ao turbodiesel de 2,0 litros. O preço sugerido de R$ 98.730 é o mesmo da Freedom a diesel com caixa manual, mas o 2,4 vem associado à automática de nove marchas com tração dianteira. Chamado de Tigershark Multiair, o novo motor é da mesma família do 2,0-litros recém-lançado no Jeep Compass, com a novidade do sistema Multiair, que altera o levantamento das válvulas para controlar a admissão de ar.

Com gasolina, o 2,4-litros (que continua com quatro cilindros e 16 válvulas) obtém potência de 174 cv e torque de 23,5 m.kgf; os valores passam a 186 cv e 24,9 m.kgf com álcool, sendo que 91% do torque estão disponíveis a 2.000 rpm (pico a 4.000). O motor vem com bloco de alumínio, parada/partida automática, preaquecimento de álcool para ligação a frio e programa de condução Sport, que altera o mapa de calibração eletrônica. Vem importado do México. Com peso de 1.704 kg, a versão acelera de 0 a 100 km/h em 10,5/9,9 segundos e alcança máxima de 197/200 km/h. O consumo urbano é de 8,6/5,9 km/l, e o rodoviário, de 10,8/7,4 km/l pelos padrões do Inmetro (todos os dados na ordem gasolina/álcool).

A aparência da nova Toro é similar à da Freedom conhecida, mas ela recebeu mais equipamentos de série: cobertura marítima de caçamba, ajuste elétrico dos retrovisores, sensor de pressão nos pneus, volante de couro com comandos de marchas e novas rodas de 16 polegadas. Opcionais incluem teto solar elétrico, faróis de neblina, bancos de couro, câmera traseira, sistema de áudio Uconnect com tela de 5 pol e navegador, rodas de 17 pol com pneus de uso misto e mais quatro bolsas infláveis (dianteiras, de cortina e de joelhos para motorista).

O Best Cars dirige a Toro 2,4 nesta sexta e traz em breve suas impressões.

 

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação