Fiat Strada 2021 começa em R$ 63.590: veja os detalhes

 

A Fiat faz hoje (26) o lançamento da nova Strada e começa as vendas. A segunda geração da picape — depois de 22 anos da primeira — estreia em três versões de acabamento e duas de motor, com preços sugeridos entre R$ 63.590 (mesmo preço da antiga versão Hard Working) e R$ 80 mil (veja todos os valores mais abaixo). A linha compreende Endurance (cabine simples ou dupla) com o conhecido motor Fire 1,4, Freedom (simples ou dupla) com o Firefly 1,35 e Volcano 1,35 (apenas dupla). A Fiat chama sua cabine simples de Plus por oferecer mais espaço atrás dos bancos que a anterior. A dupla é a primeira na categoria com quatro portas (a Renault Duster Oroch é maior) e, como na Volkswagen Saveiro, agora oferece cinco lugares.

 

 

A carroceria está maior em comprimento (mais 2 cm para 4,46 metros), largura (mais 7 cm para 1,73 m), altura e distância entre eixos (mais 2 cm para 2,74 m). Apenas a Adventure anterior, pelos pneus maiores e as molduras plásticas nos para-lamas, superava a nova picape em algumas medidas. O peso da Volcano, 1.174 kg, é similar ao da Freedom anterior de cabine dupla e menor em 110 kg que o da antiga Adventure. Aços de alta resistência na estrutura e o motor menor, com bloco de alumínio, contribuem para essa redução.

 

 

A Strada Volcano é a primeira picape leve nacional com faróis de leds, que atuam em ambos os fachos. No interior, a nova central de áudio com tela de 7 polegadas traz conexões sem fio para Apple Car Play e Android Auto, via Bluetooth, para até dois celulares em simultâneo e bolsas infláveis laterais que protegem tórax e cabeça. Os difusores de ar do painel enfim ficam em altura adequada para ar-condicionado. Embora a tampa da caçamba continue a abrir para baixo, sem a solução de tampa dupla da Toro, a fábrica destaca seu peso 60% menor para abrir e fechar, obtido por sistema de mola.

A Fiat anuncia uma nova plataforma, embora aproveite seções e componentes conhecidos. Vieram do Mobi para-brisa e portas dianteiras, enquanto a suspensão traseira foi herdada da antiga Strada com novo eixo e recalibração. O eixo rígido com molas parabólicas, típico de utilitários, em geral resulta em menor conforto que o eixo de torção com molas helicoidais (usado por Chevrolet Montana e Volkswagen Saveiro), mas foi reconhecido por sua robustez no transporte de carga.

 

 

O motor Firefly de 1,35 litro, inédito na picape, fica no lugar do E-Torq de 1,75 litro. O resultado foi perda acentuada de potência (de 135 para 101 cv com gasolina, de 139 para 109 cv com álcool) e torque, compensada em parte pela redução de peso. Vale observar que a concorrência não oferece muito mais: só a Saveiro Cross chega a 120 cv com álcool. O motor Fire 1,4 continua com 85 e 88 cv, na mesma ordem de combustíveis. Confira dados de desempenho e consumo na ficha técnica abaixo.

 

 

Toda a linha vem de série com controle eletrônico de estabilidade e assistente de saída em rampa. Há ainda um bloqueio eletrônico do diferencial, o E-Locker, que cumpre a função do antigo bloqueio mecânico Locker com a vantagem de atuar até 65 km/h (como antes, é ativado por botão no painel). Ao acioná-lo, os freios ABS ganham nova calibração adequada a pisos de baixa aderência. A Volcano usa rodas de 15 pol com pneus 205/60, com opção por 16 pol e pneus 205/55.

As versões com o Firefly recebem assistência elétrica de direção, mas o sistema hidráulico permanece nas de motor Fire. A capacidade de carga foi definida em 650 kg para a versão de cabine dupla e 720 kg para a de cabine simples, com volume de caçamba (até as bordas) de 844 e 1.354 litros, na ordem. O comprimento da caçamba é de 1,71 metros na simples e 1,17 m na dupla. O vão livre do solo é de expressivos 232 mm. O diâmetro de giro está menor, 10,7 metros ante 11,3 s da antiga Adventure.

 

 

A garantia da Strada 2021 passa a ser de três anos, com extensão disponível por mais dois anos. A veterana versão Working seguirá disponível para venda direta (como frotistas, locadoras e produtores rurais) enquanto houver demanda ou até janeiro de 2022, quando o controle de estabilidade se tornará obrigatório. A Fiat espera que as vendas aumentem em 20% em comparação ao padrão anterior.

 

Versões e equipamentos de série

Strada Endurance 1,4 de cabine simples (R$ 63.590) ou dupla (R$ 75 mil) – Ar-condicionado, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico de diferencial, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção assistida hidráulica, luzes diurnas, preparação para áudio, protetor de caçamba, rodas de 15 pol com calotas, volante com ajuste de altura. Para cabine dupla, bolsas infláveis laterais dianteiras. Opcionais – Pacote Worker (alarme, travas e vidros elétricos, comando elétrico na tampa de combustível, banco do motorista com ajuste de altura, R$ 2.500), pacote Audio (rádio com USB e comandos no volante, R$ 1.500) e pacote Teck (central de áudio com tela de 7 pol, integração a celular sem fio e duas portas USB, câmera traseira de manobras, sensor de estacionamento traseiro, R$ 3.490).

 

Versões Endurance (em cima) e Freedom

 

Strada Freedom 1,35 de cabine simples (R$ 69.490) ou dupla (R$ 78 mil) – Como a Endurance, mais alarme, banco do motorista com ajuste de altura, capota marítima na caçamba, chave canivete, controle elétrico de vidros, travas e retrovisores, direção assistida elétrica, faróis de neblina, monitor de pressão dos pneus, para-choques e retrovisores na cor da carroceria, rádio com USB, rodas de alumínio de 15 pol. Opcional – Pacote Teck (central de áudio com tela de 7 pol  e integração a celular sem fio, câmera traseira de manobras, sensor de estacionamento traseiro, R$ 3 mil).

Strada Volcano 1,35 de cabine dupla (R$ 80 mil) – Como a Freedom, mais bancos com revestimento sintético e de tecido, barras de teto, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular sem fio, controle elétrico de vidros traseiros, estrutura de caçamba (“santantônio”), faróis de leds, pneus de uso misto, sensores de estacionamento traseiros, volante revestido em couro. Opcional – Rodas de alumínio de 16 pol.

 

 

Ficha técnica

Strada Endurance Cabine SimplesStrada Volcano Cabine Dupla
Motor
Posiçãotransversaltransversal
Cilindros4 em linha4 em linha
Comando de válvulasno cabeçoteno cabeçote
Válvulas por cilindro22, variação de tempo
Diâmetro e curso72 x 84 mm70 x 86,5 mm
Cilindrada1.368 cm³1.332 cm³
Taxa de compressão12,35:113,2:1
Alimentaçãoinjeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.)85/88 cv a 5.750 rpm101/109 cv a 6.250 rpm
Torque máximo (gas./álc.)12,4/12,5 m.kgf a 3.500 rpm13,7/14,2 m.kgf a 3.500 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchasmanual, 5manual, 5
Traçãodianteiradianteira
Freios
Dianteirosa disco ventiladoa disco ventilado
Traseirosa tambora tambor
Antitravamento (ABS)simsim
Direção
Sistemapinhão e cremalheirapinhão e cremalheira
Assistênciahidráulicaelétrica
Suspensão
Dianteiraindependente, McPherson, mola helicoidal
Traseiraeixo rígido, mola semielíptica
Rodas
Dimensões15 pol15 ou 16 pol
Pneus195/65 R 15205/60 R 15 ou 205/55 R 16
Dimensões
Comprimento4,474 m4,48 m
Largura1,732 m1,732 m
Altura1,608 m1,595 m
Entre-eixos2,737 m2,737 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível55 l55 l
Caçamba1.354 l844 l
Peso em ordem de marcha1.140 kg1.174 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima157/158 km/h165/168 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h13,4/12,8 s12,4/11,2 s
Consumo em cidade11,7/8,3 km/l12,1/8,4 km/l
Consumo em rodovia12,4/8,9 km/l13,3/9,4 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro