Fiat Palio Weekend sai de produção depois de 23 anos

 

A Fiat Weekend (antiga Palio Weekend) sai de produção, depois de quase 23 anos na mesma geração e mais de 530 mil unidades vendidas no Brasil. A última perua fabricada no País foi lançada em março de 1997, como primeiro derivado do Palio, e sobreviveu ao lançamento e ao encerramento do hatch de segunda geração. Agora, resta da linha original apenas a picape Strada.

 

 

 

A Palio Weekend trouxe inovações ao mercado nacional, como a versão Adventure, em 1999 (acima o modelo 2001), primeira do segmento “aventureiro”, que aplicava características fora de estrada (como suspensão elevada e pneus de uso misto) a veículo de outra categoria. A perua lançou também o sistema Locker de bloqueio do diferencial, inédito em carro de tração dianteira, em 2008 e teve uma versão elétrica no mesmo ano, desenvolvida com a hidrelétrica Itaipu Binacional, com motor de 20 cv e bateria de níquel para autonomia de 120 km.

 

 

No lançamento, a Weekend diferenciava-se do Palio pelo maior entre-eixos e a suspensão traseira independente com braços arrastados, em vez do eixo de torção do hatch. A versão Stile (acima) era o primeiro carro brasileiro com bolsa inflável para o motorista em 100% das unidades. A perua foi remodelada para 2001, 2005 e 2009. Em 2015 passava a ser identificada apenas pelo nome Weekend.

Texto da equipe – Fotos: divulgação