Demorou 13 anos, mas o Fiat 500 enfim muda de geração: esse é o novo 500 E, lançado apenas com motor elétrico, que a marca de Turim guardava para o cancelado Salão de Genebra. Embora lembre muito o anterior, o pequeno hatch está um pouco maior (6 cm em comprimento e 2 cm entre eixos), ganha nova plataforma e um interior minimalista, que destaca a tela de 10,3 pol da central de áudio.
Com bateria de 42 kWh de íons de lítio, o motor elétrico de 118 cv leva o 500 E de 0 a 100 km/h em 9 segundos com velocidade máxima de 150 km/h. O carro tem autonomia de 320 km (padrão WLTP) e a recarga total leva 6 horas em tomada de 7,4 kW. Com carregador rápido de 85 kW, pode receber carga de 80% em apenas 35 minutos. O motorista dispõe de três modos de condução, um deles para condução só com o acelerador: ao ampliar a regeneração de energia, o carro perde velocidade com rapidez ao desacelerar, tornando raro o uso do pedal de freio.
O 500 E começa a ser vendido no terceiro trimestre na edição limitada La Prima, ao preço de € 37.900 e restrito a 500 unidades. Mais tarde chegam as versões regulares, tanto fechada quanto Cabrio (com teto retrátil, mantendo a estrutura lateral, como no 500 de hoje). Segundo a Fiat, ainda não é o fim da linha para o modelo original de 2007, que seguirá em produção com motores a combustão.
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Texto da equipe – Fotos: divulgação