Ferrari 488: versões GT3 Evo e Challenge Evo de corrida

 

A Ferrari anuncia atualizações para duas versões de corrida do 488: a GT3 e a Challenge, ambas agora nomeadas com o sufixo Evo (de evoluzione ou evolução). O GT3 Evo (acima e abaixo), destinado a campeonatos internacionais de GT, foi revisto em aerodinâmica, ergonomia, comportamento dinâmico e confiabilidade. Entre as novidades estão frente redesenhada para gerar mais força descendente, novo aerofólio traseiro, maior distância entre eixos (como no 488 GTE), novo banco da Sabelt e redução de peso. Embora seja preciso usar lastro para atingir o peso mínimo do regulamento, sua colocação permite rebaixar o centro de gravidade.

 

 

 

O pacote adicional 24H Endurance foi projetado para corridas de longa duração, com faróis adicionais, acoplamentos de enchimento rápido para óleo e líquido de arrefecimento, embreagem de fibra de carbono e pinças de freio do GTE. Os novos componentes e melhorias também estão disponíveis para atualização de carros existentes. O motor permanece o V8 biturbo.

 

 

O 488 Challenge Evo (acima e abaixo), por sua vez, é o carro usado pelos clientes Ferrari em competições só desse modelo. A fábrica aumentou a força descendente da frente em 50% e reviu a direção e os controles eletrônicos E-Diff 3 (diferencial), F1-TCS (controle de tração) e Side Slip Control (controle de derrapagem). A traseira foi inspirada na do FXX-K. O Challenge ganhou novos freios e pneus e interior mostra um novo volante com comandos de marchas e do gerenciamento de ABS. O motor V8 biturbo de 3,9 litros fornece 670 cv.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação