FCA retoma fabricação: conheça medidas de saúde

FCA retoma fabricação: conheça medidas de saúde

 

A FCA (Fiat Chrysler) retomou hoje (11) a produção de automóveis no Brasil após adoção de medidas de sanitização, saúde, segurança e reorganização de processos, para prevenção do contágio pelo novo coronavírus. Experiências da retomada da produção na Itália e na Ásia ajudaram a moldar o novo padrão local para as unidades de Betim (MG) e Goiana (PE).

 

 

O processo de planejamento, alinhamento com as experiências de outros países, testes e adaptações envolveu profissionais de diversas áreas sob a liderança dos times de Manufatura, Meio Ambiente, Saúde e Segurança e Recursos Humanos. O programa para 4.300 trabalhadores em Betim e 1.500 em Goiana envolve desde a preparação em casa para o trabalho, a viagem nos ônibus para as fábricas, todos os passos dentro do ambiente fabril até o retorno para casa. As mesmas medidas foram implementadas a 600 empregados que voltaram ao trabalho em 4 de maio na fábrica de motores de Campo Largo, no Paraná.

 

FCA retoma fabricação: conheça medidas de saúde

 

Todos os trabalhadores administrativos não diretamente envolvidos nas atividades de produção permanecem em teletrabalho, assim como todos os escritórios administrativos e regionais da FCA no Brasil.

Entre as medidas tomadas estão:

 

 

• Aplicativo de autoavaliação, em que o trabalhador anota suas condições gerais de saúde e bem-estar e se teve contato com algum caso suspeito ou confirmado de Covid-19. Se considerados os familiares, o monitoramento abrange diariamente a situação de mais de 80 mil pessoas.

• Mais ônibus fretados. É necessário estar usando máscara e apresentar o protocolo de autoavaliação via aplicativo.

 

FCA retoma fabricação: conheça medidas de saúde

 

• Controle de temperatura corporal no acesso às fábricas com câmeras termográficas. A temperatura corporal acima dos 37,5°C caracteriza febre e pode indicar um caso de saúde que demande acompanhamento médico.

• Máscaras para todos os empregados e terceiros.

• Limpeza de áreas comuns e locais de trabalho, padronizada e semelhante à de hospitais, com utilização de hipoclorito de sódio e álcool com concentração de 70%.

 

FCA retoma fabricação: conheça medidas de saúde

 

• Barreiras de isolamento e sinalização da nova ocupação máxima permitida e da distância segura entre ocupantes. Nos refeitórios, os assentos terão uma separação física por placa de acrílico.

• Centenas de dispensadores de álcool em gel ao longo das dependências da fábrica.

• Esquadrão de sanitização emergencial: se um caso suspeito de contaminação for identificado, o portador será acolhido pela atenção médica e todo o perímetro de atuação do profissional será isolado.

Fotos: divulgação