FCA mostra realidade virtual e outras tecnologias em SP

 

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) participa do Congresso da SAE Brasil com inovações em simulador de direção, realidade aumentada e termografia. No 28º. Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade, que começou ontem (14) no São Paulo Expo e vai até dia 18, o público pode conhecer novas tecnologias e avanços da Engenharia automobilística.

 

 

O estande da FCA destaca o uso de realidade virtual no desenvolvimento de novos produtos. Um dos destaques é o simulador de direção, usado para definir características técnicas e funcionais dos componentes que determinam a dinâmica do veículo, como pontos geométricos de suspensão, amortecedores, molas, barras estabilizadoras, pneus, direção e freios. A demonstração é conduzida por um engenheiro da FCA, que guia uma Fiat Toro virtual no Autódromo Internacional de Curvelo.

 

 

Outra experiência é com a realidade aumentada. Em uma carroceria física da Toro (fotos) é possível projetar elementos das partes interna e externa do veículo. A FCA mostra ainda o novo modelo de exoesqueleto, usado para melhorar a ergonomia dos operadores nas linhas de montagem, e o projeto-piloto de termografia. Uma máquina fotográfica faz o registro gráfico das temperaturas de diversos pontos do corpo com o objetivo de prevenir lesões.

O Congresso tem entrada gratuita e abre das 13h às 21h nos dias 14 e 18/10 e das 9h às 21h de 15 a 17/10. Endereço: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo, SP. Site: http://portal.saebrasil.org.br/eventos/congresso.

Texto e fotos: divulgação