Volkswagen fez 14 milhões em 60 anos na Anchieta

 

A Volkswagen completa 60 anos, hoje (18), da fábrica Anchieta em São Bernardo do Campo, SP. Desde sua inauguração oficial, no dia 18 de novembro de 1959, a unidade já fabricou 14 milhões de veículos para atender ao mercado brasileiro e a exportações. A data inaugural foi eternizada com a foto clássica do Presidente da República, Juscelino Kubitschek, desfilando no banco de trás do Fusca preto conversível, acompanhado dos presidentes da Volkswagen alemã, Heinrich Nordhoff, e brasileira, Friedrich Schultz-Wenk (abaixo).

 

 

 

A fábrica começou a ser construída em 1956 e entrou em funcionamento em 1957. Hoje ela é um complexo industrial completo com atividades como Estamparia, Armação, Pintura, Montagem Final, Centro de Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Novos Produtos. Mais de oito mil unidades do Fusca foram produzidas na Anchieta já em 1959. O modelo seria líder do mercado nacional de 1962 a 1982.

 

 

Os carros produzidos em São Bernardo do Campo incluem Kombi (acima), Karmann-Ghia, VW 1600 L de quatro portas, VW 1600 TL, Variant, SP1, SP2, Brasília, Passat, Gol, Voyage, Parati, Saveiro, Santana, Quantum, Polo e Virtus, além do Fox destinado a exportação. O Polo de 2002 marcou importante modernização da fábrica, com investimentos de R$ 2 bilhões e adoção de 400 robôs e solda a laser. Seu próximo modelo é o SUV derivado do Polo, chamado por enquanto de New Urban Coupé.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação