Evoque e Discovery Sport híbridos esbanjam torque

 

Um dos objetivos de adotar auxílio elétrico é usar um motor a combustão menor, menos potente e mais econômico. É o que a Land Rover faz no Discovery Sport e no Range Rover Evoque, ao receberem no mercado europeu uma versão turbo de apenas 1,5 litro em sistema híbrido com recarga externa (plug-in). A unidade a gasolina de três cilindros produz 200 cv e conta com auxílio elétrico de 109 cv, o que permite 309 cv e torque de 55,1 m.kgf em operação combinada. Isso mesmo: o torque de um Porsche Macan Turbo em um SUV com motor 1,5!

 

 

 

Com todo esse vigor, o Evoque P300 E acelera de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, e o Discovery Sport P300 E, em 6,6 s. Ambos permitem recarregar a baterias de zero a 80% em 30 minutos, por meio de carregador de 100 kW, e podem rodar por mais de 60 km em modo elétrico. No ciclo combinado WLTP de consumo, o Evoque anuncia 71,4 km/l e o Discovery 62,5 km/l. Como o motor elétrico aciona as rodas traseiras, deixa de ser necessária transmissão entre os eixos para obter tração integral.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação