EUA: Land Rover quer impedir Grupo VW de vender SUVs

EUA: Land Rover quer impedir Grupo VW de vender SUVs
Discovery


A Jaguar Land Rover (JLR) quer impedir na Justiça que o Grupo Volkswagen venda, nos Estados Unidos, utilitários esporte das marcas VW, Audi e Porsche com modo fora de estrada no seletor de programas de condução. O grupo de origem inglesa alega que os alemães infringiram a patente de seu sistema Terrain Response, em uso desde 2005.


De acordo com a JLR, o Bentley Bentayga lançado em 2016 foi o primeiro a desrespeitar os direitos de desenho do dispositivo, mas o conjunto de ações judiciais aberto em 19 de novembro inclui os modelos A6 Allroad, Q5, Q7 e Q8 da Audi, o Lamborghini Urus, o Porsche Cayenne e o Volkswagen Tiguan. Antes das ações a JLR havia buscado negociações.

O primeiro Terrain Response, introduzido em 2005 no LR3 (nome para os EUA do Discovery 3 de outros mercados), oferecia cinco programas de uso que afetavam a programação de acelerador, transmissão, freios ABS, bloqueio do diferencial e suspensão a ar, de modo a adequar o comportamento do veículo às condições Geral, Grama/cascalho/neve, Lama/ sulcos, Areia e Pedras. Com base em duas patentes britânicas mais antigas depositadas pela Ford (então proprietária da marca), a Land Rover solicitou a patente nos EUA em 2003 e obteve a aprovação em 2008.

EUA: Land Rover quer impedir Grupo VW de vender SUVs
Bentayga


No Bentayga o seletor oferece quatro modos para uso em asfalto (Conforto, Esporte, Individual e o chamado de Bentley) e quatro modos fora de estrada (Neve/grama, Cascalho, Lama/trilha e Areia).

A JLR contatou a Bentley em fevereiro de 2016 buscando o pagamento dos direitos sobre o dispositivo, mas a marca do grupo Volkswagen entendeu não ter violado a patente. O fabricante do Discovery então reescreveu sua patente original nos EUA, para informar seus recursos com mais detalhes, e no ano seguinte contatou a Porsche com a mesma finalidade. Audi e Lamborghini receberam seu contato em 2018.


A resposta da Bentley veio em 2019 ao Tribunal de Julgamento e Apelação de Patentes. A empresa alegava que, muito antes de a JLR lançar seu Terrain Response, modelos como Mitsubishi Lancer Evolution VII, Hummer H2 e até o Porsche 959 de 1986 usavam seletores de condução com modo para uso fora de estrada. O tribunal não aceitou o argumento.

Às recentes ações judiciais, o Grupo Volkswagen declarou por enquanto que “está examinando a ação a fim de determinar outras etapas”.

Texto da equipe – Fotos: divulgação