Estudante de 14 anos cria coluna “invisível” ao motorista

 

Uma solução de visibilidade para as largas colunas dianteiras dos novos carros vem de uma adolescente norte-americana de 14 anos. Alaina Gassler, da Pensilvânia, apresentou em uma competição nacional de ciência e tecnologia o projeto de uma coluna “invisível” para o motorista, que venceu cerca de 2.500 concorrentes e lhe rendeu um prêmio de US$ 25 mil.

 

 

O projeto de Alaina é relativamente simples e barato, mas não menos genial. Uma câmera montada fora do carro filma o que se passa no ângulo que a coluna dianteira (no caso a do lado direito) encobre. A imagem é transmitida a um projetor na parte interna do teto, acima da cabeça do motorista, que então a projeta sobre a coluna com revestimento em tecido refletivo. Assim, quando o condutor olha naquela direção, pode enxergar o que a coluna normalmente impediria — problema cada vez mais comum nos automóveis, pois estruturas mais rígidas precisam atender a padrões mais severos de segurança em colisões e capotamentos. Confira o vídeo.

 

 

Segundo a estudante, a ideia lhe apareceu quando sua avó raspou a lateral do carro em um poste que estava em seu ponto cego. A imagem na coluna é vista apenas pelo motorista, pois o tecido a reflete só na direção em que foi projetada, e pode ser ajustada em brilho e contraste para compensar as variações de luz ambiente. O objetivo de Alaina é adotar monitores de cristal líquido (LCD) para maior qualidade de imagem. Ela espera vender sua ideia em vez de abrir a própria empresa.

Texto da equipe – Foto e vídeo: divulgação