EDP dá início à rede de postos de recarga rápida


Uma parceria entre EDP, Audi, Porsche e Volkswagen inaugura o primeiro eletroposto da maior rede de recarga ultrarrápida de veículos elétricos da América do Sul. O carregador ultrarrápido fica em Caraguatatuba (SP) e faz parte do projeto Plug & Go, que conta com as empresas ABB, Electric Mobility Brasil e Siemens como fornecedoras das soluções de carregamento.


O projeto de rede de carregadores ultrarrápidos prevê 30 novas estações de recarga ao longo de três anos cobrindo todo o estado de São Paulo. Os carregadores do primeiro posto são de recarga ultrarrápida (150 kW) em corrente contínua (DC) e de recarga semirrápida (22 kW) em corrente alternada (AC), com capacidade para três veículos elétricos em simultâneo. O tempo médio de recarga é de 15 minutos para 100 km de autonomia no carregador ultrarrápido.


Mais 10 novos postos serão inaugurados ainda este ano nas Rodovias Régis Bittencourt, Fernão Dias, Bandeirantes e Anhanguera. O Plug & Go será conectado a eletropostos de outras iniciativas, formando um corredor com mais de 2.500 quilômetros de extensão que interligará São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Florianópolis.

Para recarregar os veículos elétricos e híbridos na rede, os usuários precisam efetuar um cadastro no site da EDP Smart e solicitar um cartão de mobilidade elétrica, que receberão de forma gratuita. Com o cartão, o usuário consegue realizar o desbloqueio junto aos leitores das estações. Em breve haverá um aplicativo para uso dos eletropostos de forma digital.

Texto da equipe – Fotos: divulgação