Documento do carro ganha versão digital em São Paulo

 

Os proprietários de veículos do estado de São Paulo já podem carregar no telefone celular o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório. O estado com a maior frota de veículos do País (mais de 27 milhões de unidades) lança o CRLV digital, uma parceria do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) com o Serpro e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

 

 

O documento digital está disponível juntamente com a CNH Digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A versão eletrônica traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico. Tendo o licenciamento em dia, o usuário deve baixar o aplicativo CDT (gratuito nas lojas Google Play e App Store), cadastrar o veículo no aplicativo e usar sua conta no sistema Gov.br (ou criar uma se não tiver). O processo é 100% online, não sendo necessário ir ao Detran. Tanto a CNH quanto o CRLV digital poderão ser acessados mesmo sem internet.

Outras funções do aplicativo são avisar o motorista quando a habilitação vencer, alertar sobre convocações (recalls) do veículo e consultar infrações de trânsito. O documento digital pode ser compartilhado com até mais quatro pessoas que tenham o aplicativo CDT, podendo então apresentá-lo às autoridades de trânsito. A autenticidade do documento é garantida pelo código QR.

Foto: divulgação