A Lexus apresenta no Salão de Detroit seu carro mais esportivo desde que o supercarro LFA passou à história, há três anos. As ambições do LC 500 são mais modestas, mas o novo cupê ainda assim impressiona pelo desenho, que traz à produção as formas do conceito LF-LC do evento de Detroit de 2012. Além da imensa grade já habitual nos carros da marca de luxo da Toyota, chamam atenção as tomadas de ar atrás das portas, o perfil da traseira e elementos como faróis, lanternas e os frisos que os adornam. No interior sofisticado de 2+2 lugares, o quadro de instrumentos lembra o do LFA e há escolha entre bancos mais esportivos ou mais confortáveis.
O LC 500 usa uma inédita plataforma, destinada a equipar outros modelos de motor dianteiro e tração traseira da Lexus, que obteve rigidez torcional ainda mais alta que a estrutura de fibra de carbono do LFA, segundo a marca. Deste material são o teto e a estrutura das portas do LC. O motor V8 aspirado de 5,0 litros com potência de 467 cv e torque de 53,8 m.kgf, basicamente o mesmo do GS F e do RC F, vem associado a uma caixa automática Aisin de 10 marchas que pesa menos que as similares de oito marchas e troca mais rápido que as concorrentes de dupla embreagem. A Lexus anuncia 0-100 km/h ao redor de 4,5 segundos. O LC tem rodas de 20 ou 21 polegadas e ambas as suspensões com conceito multibraço.
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação