Lexus RC F: mais detalhes do cupê com V8 de 480 cv

Lexus RC F 05

 

Salão de DetroitO cupê Lexus RC, lançado no Salão de Tóquio do ano passado, não demora a ganhar uma versão de alto desempenho. Em Detroit a marca de prestígio da Toyota revela o RC F, um modelo 2015 que vem competir com Audi RS5, BMW M4 e Mercedes-Benz C63 AMG Coupe, ocupando o topo de sua linha quando o assunto é potência. O motor V8 aspirado de 5,0 litros (mesma configuração do antigo IS F, mas apenas o bloco é igual) desenvolve potência de 480 cv e alcança alta rotação, 7.300 rpm. A variação elétrica dos comandos de válvulas permitiu simular a operação no mais eficiente ciclo Atkinson em condições de baixa demanda de potência, deixando as válvulas de admissão semiabertas durante a compressão. Índices como torque, aceleração e velocidade ainda não foram divulgados.

 

 

O câmbio é automático de oito marchas, como já habitual na marca, com tração traseira. Nesse eixo o diferencial pode operar em três modos: básico, slalom (ideal para sequências de curvas) e vetorização de torque, que envia diferentes percentuais de potência a cada roda para facilitar o contorno de curvas.  As rodas de 19 pol em alumínio forjado, com três modelos disponíveis, usam pneus 255/35 à frente e 275/35 atrás.

O visual acompanha essa esportividade com para-lamas alargados e saídas de ar nos dianteiros, para-choques refeitos, capô mais elevado que no RC comum, teto em fibra de carbono, quatro saídas de escapamento e aerofólio traseiro móvel, que se ergue a 80 km/h. No interior mudam bancos, volante, pedais e o quadro de instrumentos, cujo mostrador central comuta funções e cores conforme o modo de direção escolhido entre quatro opções, uma solução inspirada no supercarro LFA.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação