Depois de i3 e i8, BMW X5 híbrido dá apoio à Fórmula E

BMW i8 Formula E 01

 

Depois do i3 do departamento médico e do i8 de segurança, a BMW mostra mais um modelo para apoio das provas de Fórmula E. Sendo uma categoria de competição com carros elétricos, nada mais natural que escolher uma versão “verde” de sua linha de utilitários esporte para a função de carro de salvamento: o X5 XDrive 40e, que associa motor turbo a gasolina de 2,0 litros a um elétrico para potência combinada de 313 cv e torque de 45,9 m.kgf. Assim equipado, o X5 acelera de 0 a 100 em 6,8 segundos. A versão de salvamento recebeu luzes de teto, novas rodas e sistema de comunicação.

 

 

No caso do i8, as alterações foram bem mais abrangentes para a função de carro de segurança. O supercarro híbrido recebeu suspensão recalibrada e mais baixa, rodas ATS de 20 polegadas, freios do M3 GT4, bateria de maior capacidade e alterações aerodinâmicas, além do sistema Qualcomm Halo de carregamento da bateria por indução. Com motor turbo de 1,5 litro e a unidade elétrica, ele obtém 380 cv nesta versão, acelera de 0 a 100 em 4,4 segundos e alcança 250 km/h, máxima que cai para 120 km/h no modo elétrico.

 

i3

 

i8

 

X5

Texto da equipe – Fotos: divulgação