Cupra Leon, com até 310 cv, antecipa-se ao Golf GTI

 

Esqueça a marca Seat: apenas Cupra Leon, para destacar o braço esportivo do fabricante espanhol, é como se chama a primeira versão de alto desempenho do hatch Seat Leon, que acaba de entrar em nova geração. O Leon é uma interpretação latina do Volkswagen Golf e não é diferente no Cupra, cuja apresentação se antecipa em alguns dias ao novo Golf GTI. Ele oferece três opções de potência e duas de carroceria (hatch cinco-portas e a perua Sportstourer).

 

 

 

O motor turbo de 2,0 litros pode desenvolver 245, 300 ou 310 cv, opção esta restrita à Sportstourer com tração integral. A perua mais potente acelera de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos com velocidade máxima de 250 km/h. Há ainda uma versão híbrida de 245 cv com torque de 40,8 m.kgf e recarga externa (plug-in), que pode rodar por 60 km em modo elétrico. Nesse caso o motor elétrico de 115 cv combina-se ao turbo de 1,4 litro e 150 cv. A recarga pode ser feita em 3,5 horas em carregador Wallbox ou seis horas em fonte doméstica de 230V.

 

 

O pacote Cupra inclui controle eletrônico de diferencial, transmissão DSG de dupla embreagem, suspensão esportiva com ajuste eletrônico de amortecimento, seletor com quatro modos de condução, rodas de 18 ou 19 pol e opção de pintura fosca. O painel digital informa também torque, potência, pressão de turbo e aceleração (g).

Texto da equipe – Fotos: divulgação