Cross: Toyota Yaris ganha um derivado híbrido e 4×4

 

A Toyota apresenta na Europa o Yaris Cross, um “aventureiro” derivado do novo Yaris hatch europeu, que não tem relação com o brasileiro (o nosso segue o projeto da Tailândia). Apesar de manter a plataforma e o entre-eixos do Yaris comum, o Cross foi todo redesenhado, com frente que faz lembrar a do RAV4 e recortes mais retos nas caixas de roda. Ele é também 24 cm mais longo, 2 cm mais largo e 9 cm mais alto que o modelo original e usa rodas de até 18 polegadas.

 

 

 

As maiores dimensões, bem percebidas ao comparar a seção traseira de cada carro (foto abaixo), deixaram o Yaris Cross mais espaçoso. A tampa do porta-malas oferece acionamento elétrico. Por enquanto, mecânica híbrida será a única disponível para ele, com motor a gasolina de três cilindros e 1,5 litro e um motor elétrico para obter 116 cv combinados. O elétrico aciona o eixo traseiro em condições de menor aderência ao solo, o que o faz ter tração integral sem ligação mecânica entre os eixos.

 

 

O Yaris Cross será feito na fábrica de Valenciennes, na França, ao lado do Yaris comum e terá concorrentes como Ford Puma (derivado do Fiesta), Nissan Juke e Renault Captur (baseado no Clio). As vendas começam apenas em meados de 2021. Com ele e o esportivo GR, a família europeia do Yaris passa a ter três opções de carroceria.

Texto da equipe – Fotos: divulgação