Renault Kwid: só uma estrela em novo teste do NCap

Renault Kwid NCap

 

Obter segurança em impactos parece ser mesmo um desafio para a Renault com o Kwid, o pequeno hatch fabricado na Índia e que chega no próximo ano ao Brasil. No quarto teste de colisão pelo instituto Global NCap (do qual faz parte o Latin NCap da América Latina), o Kwid manteve um resultado preocupante: obteve uma só estrela, de cinco possíveis, para a proteção do adulto (8,28 pontos em 17 possíveis) e do passageiro criança (10,91 pontos de 49 possíveis).

 

 

Na primeira versão testada, sem bolsas infláveis, o Renault ficou sem estrelas para adulto e ganhou duas para criança. O fabricante então efetuou reforços estruturais e o Kwid foi retestado com bolsa para o motorista, a única disponível no mercado indiano, mas o resultado não mudou quanto às estrelas. Nesta última análise, novos reforços melhoraram a proteção do motorista, mas o impacto ao peito do boneco de teste (dummy) ainda foi elevado, tanto no lugar do condutor quanto no do passageiro ao lado, o que explica a nota. O NCap relata ainda risco de impacto dos joelhos do passageiro com estruturas perigosas no painel e estrutura instável.

Embora a legislação brasileira requeira ambas as bolsas infláveis frontais, fica a dúvida de como o Kwid nacional se comportará em termos estruturais.

 

Texto da equipe – Foto: divulgação