Coronavírus e seu carro: como manter o interior limpo

Coronavírus e seu carro: como manter o interior limpo

 

Enquanto a pandemia de coronavírus se espalha pelo planeta e altera hábitos em todo lugar, você pode estar-se perguntando: como fica meu carro nessa história? Afinal, interiores de automóveis estão expostos a vírus e bactérias que podem fazer mal aos ocupantes. Como mantê-lo limpo e reduzir os riscos à saúde? O Best Cars reuniu algumas dicas.

 

 

• Assim como para as mãos, o sabão é o principal item de higiene para o carro. Com sabão neutro você pode limpar painel, bancos (de couro ou revestimento sintético), volante, puxadores de porta, pomo da alavanca de transmissão, alças de teto e outros componentes do interior. Como na lavagem das mãos, é importante deixar o sabão agir por pelo menos 20 segundos, tempo necessário para eliminar os vírus.

 

Coronavírus e seu carro: como manter o interior limpo Coronavírus e seu carro: como manter o interior limpo

 

• O sabão é menos agressivo aos componentes que a maioria dos produtos de limpeza. Mesmo assim, em caso de dúvida, escolha uma pequena região fora da vista para aplicar e ver se não ocorrem manchas ou desbotamento. E tenha à mão um produto de hidratação de couros, pois o dos bancos pode parecer ressecado após a limpeza.

 

 

• Telas sensíveis ao toque requerem cuidado especial, pois não devem ser molhadas, nem limpas com solventes ou produtos à base de álcool. Tanto o álcool líquido à venda hoje quanto o álcool em gel contêm um alto teor de água. É melhor usar isopropanol (álcool isopropílico), o mesmo empregado em produtos de limpeza de componentes eletrônicos, aplicando em pequena quantidade (basta borrifar o pano) e com o aparelho desligado. Um pano de microfibra é ideal para não soltar fiapos. O mesmo vale para volante com botões, controles elétricos de vidros e regiões do painel repletas de teclas, nos quais a água do álcool comum pode se infiltrar e causar problemas.

 

Coronavírus e seu carro: como manter o interior limpo Coronavírus e seu carro: como manter o interior limpo

 

• No dia a dia, tenha no carro os mesmos cuidados que em qualquer lugar: use um lenço de papel ou a parte interna do cotovelo ao tossir ou espirrar, higienize as mãos com frequência (é bom ter um frasco de álcool em gel a bordo) e não as leve à boca, nariz ou olhos se não estiverem bem limpas.

• No caso de usar carros de outras pessoas, táxis e similares, procure limpar as mãos com álcool em gel antes de entrar e após sair, evitando a contaminação. Empresas como a Uber sugerem também sentar-se no banco traseiro, para aumentar a distância entre motorista e passageiro, e estão suspendendo as opções de viagens compartilhadas.

• Não guarde as boas informações com você: envie essas dicas para seus amigos.

Texto da equipe – Fotos: Designed by Freepik