Chevrolet reformula grandes utilitários Tahoe e Suburban

 

Os grandes utilitários Tahoe (acima) e Suburban (o modelo mais longo nas fotos) da Chevrolet aparecem em nova geração. Eles continuam com carroceria sobre chassi, mas adotam suspensão traseira independente (não era sem tempo) e novas tecnologias. O desenho atualizado ganha um toque de ousadia na parte dianteira. Hoje eles não guardam semelhança estética com a picape Silverado, da qual eram derivados no passado (a Grand Blazer vendida no Brasil há 20 anos era similar à Tahoe da época).

 

 

A nova plataforma T1 será aplicada também à próxima geração do Cadillac Escalade e do GMC Yukon. O Tahoe cresceu 17 cm em comprimento e 12 cm entre eixos, enquanto a Suburban aumentou 10 cm entre eixos e só 3 cm de ponta a ponta. Com isso, o modelo menor agora mede 5,35 m de comprimento e o maior passa a 5,73 m. O espaço de bagagem atrás da terceira fila de bancos aumentou para 722 litros no Tahoe e 1.163 litros no Suburban (até o teto). A central de áudio usa tela de 10 pol e outras duas de 12,6 pol atendem aos passageiros da segunda fila. Há também projeção de informações no para-brisa.

 

 

 

Os conhecidos motores V8 a gasolina de 5,3 litros/335 cv e 6,2 litros/420 cv continuam na linha, mas estreia o Duramax turbodiesel de 3,0 litros e seis cilindros em linha com 277 cv e torque de 63,5 m.kgf. Recursos de assistência e segurança incluem alerta de colisão com frenagem autônoma, assistentes de faixa e de faróis, alerta de pedestres atrás do carro, controlador de freio de reboque integrado e sistema de orientação para acoplar reboque.

 

 

As versões High Country e Z71 trazem suspensão a ar com nivelamento automático, para compensar a carga transportada, e ajuste de altura em até 10 cm, útil tanto em percursos fora de estrada (elevando o carro) quanto para melhorar a aerodinâmica em velocidade ou facilitar o acesso dos passageiros (abaixando-o). Os utilitários começam a ser vendidos em meados do ano que vem como modelos 2021.

Texto da equipe – Fotos: divulgação