A General Motors apresenta o modelo 2016 do Chevrolet Cruze para os Estados Unidos, que em 2017 chega ao mercado brasileiro. Seu desenho ficou bem diferente da versão conceitual mostrada no ano passado no Salão de Pequim, na China, com apelo mais esportivo. Com a nova plataforma D2 da corporação, o Cruze ficou 7 cm mais longo (4,67 metros) e 1,5 cm maior entre os eixos (2,70 m) que o atual, enquanto o peso foi reduzido em 113 kg, dentro da atual tendência que reverteu o contínuo ganho de massa dos automóveis.
Em termos de conveniência, o Cruze adota aquecimento nos bancos dianteiros e traseiro e no volante e sistema multimídia de 7 ou 8 pol, compatível com os sistemas Apple Car Play e Android Auto. Pela segurança vem com alertas de risco de colisão à frente e de veículo em ponto cego, além de bolsas infláveis laterais à frente e atrás, cortinas e para os joelhos de motorista e passageiro dianteiro.
Para os EUA o único motor na fase inicial será o turbo de 1,4 litro com potência de 153 cv e torque de 24,4 m.kgf, dotado de injeção direta e parada/partida automática, capaz de levá-lo de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos. Desaparece o 1,8 aspirado similar ao usado no Brasil (um turbodiesel será acrescentado mais tarde). Tanto o câmbio manual quanto o automático permanecem com seis marchas. Na suspensão, embora a dianteira continue McPherson, a traseira adota um sistema independente (com articulação em “Z”, descreve a GM) na versão Premier, sendo as demais (L, LS e LT) dotadas do mais barato eixo de torção. Há ainda o pacote esportivo RS, mostrado nas fotos. Com 3,5 milhões de unidades vendidas mundo afora desde 2008, o Cruze é o atual líder de vendas da marca.
Texto da equipe – Fotos: divulgação