Chevrolet Cruze 1,4 turbo: R$ 90 mil a R$ 107.450

 

Chega ao Brasil a segunda geração do Chevrolet Cruze, agora fabricado na Argentina. Ele será vendido nas versões LT e LTZ, ambas com novo motor turboalimentado e flexível de 1,4 litro. Com injeção direta e parada/partida automática, ele produz potência de 150/153 cv e torque de 24/24,5 m.kgf a 2.000 rpm (na ordem gasolina/álcool) e vem de série com transmissão automática de seis marchas. Os preços ficaram um tanto salgados: R$ 90 mil o LT, R$ 97 mil o LTZ e R$ 107.450 o LTZ com o pacote opcional (leia adiante).

 

 

O sedã está maior, com 4,67 metros de comprimento (antes 4,60 m) e 2,70 m entre eixos (eram 2,69 m), mas pesa menos, 1.321 kg (antes 1.415 kg o LT automático). O porta-malas, que já era dos menores da categoria, foi reduzido de 450 para 440 litros. Foi mantida a suspensão traseira por eixo de torção, ao contrário da versão de topo nos Estados Unidos, que ganhou sistema independente. Pelos padrões do Inmetro, a GM anuncia consumo com gasolina de 11,2 km/l na cidade e 14 km/l em rodovia; com álcool, 7,6 km/l e 9,6 km/l, na ordem, cerca de 30% mais econômico que a geração anterior.

Há novos auxílios ao motorista: assistente de estacionamento e alertas de saída involuntária de faixa, de risco de colisão e de veículo em ponto cego nas laterais. O sistema de entretenimento usa tela de 8 polegadas e é compatível com Android Auto e Apple Car Play. O sistema de assistência On Star traz novo alerta de valet: o dono recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro.

 

 

Os equipamentos de série da versão LT abrangem controle eletrônico de tração e de estabilidade, freios ABS com distribuição da força de frenagem e frenagem de emergência, bolsas infláveis laterais, controlador de velocidade, abertura e fechamento dos vidros por controle remoto, revestimento de bancos em couro, sistema On Star, fixação de cadeirinha infantil Isofix, rodas de alumínio de 17 pol, assistente de partida em rampas, monitor da pressão dos pneus, câmera traseira de manobras, sensor de estacionamento e sistema de áudio My Link.

O Cruze LTZ adiciona bolsas infláveis de cortina, sensores de estacionamento dianteiros, faróis e limpador de para-brisa automáticos, chave presencial para abertura e partida (esta feita também por controle remoto), retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno fotocrômico, navegador e rodas escurecidas. São opcionais os alertas citados acima, assim como assistente de estacionamento, comutação automática de facho dos faróis, carregador de celular sem fio e banco do motorista com ajustes elétricos.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação