
De uma só vez, a Chevrolet atualiza o estilo do hatch elétrico Bolt e lança o Bolt EUV, uma versão ampliada com aspecto de SUV compacto. Os modelos 2022 apresentados nos Estados Unidos são parte do plano da GM de lançar 30 novos veículos elétricos até 2025.

No Bolt hatch (três primeiras fotos) a reforma concentra-se na frente, que ganhou aspecto ousado com os faróis em posição mais baixa, leds diurnos separados deles em cima (no esquema bem conhecido de Fiat Toro e vários Citroëns e Hyundais) e o emblema da gravata isolado no centro. A grade preta do modelo anterior deixa de existir, o que deixa o hatch com mais cara de carro elétrico, cujas necessidades de ar para arrefecimento são menores. Na traseira a Chevrolet refez tampa, lanternas e para-choque.

O interior do Bolt 2022 mostra um novo painel, comandos em lugar da alavanca de transmissão, bancos redesenhados e central de áudio com tela de 10,2 polegadas, que se conecta a Apple Car Play sem fio. Na parte técnica o hatch mantém o motor elétrico de 203 cv e 36,7 m.kgf de torque e a bateria de íons de lítio de 65 kWh, que permite rodar 415 km entre recargas.

Os interessados em mais espaço e um estilo “aventureiro” agora poderão optar pelo Bolt EUV (acima), provável sigla para Electric Utility Vehicle. Apesar da semelhança visual, é um carro diferente do Bolt hatch em toda a carroceria e um tanto maior, com mais 16 cm em comprimento e 7,4 cm entre eixos. O interior oferece comodidades como teto solar panorâmico, ventilação nos bancos dianteiros e carregador de telefone por indução. O EUV compartilha motor e bateria com o Bolt, mas tem autonomia pouco menor.

Os dois modelos estão bem servidos em assistências, como as de faixa, controle de distância à frente e frenagem autônoma. O EUV será o primeiro Chevrolet e o primeiro veículo elétrico com sistema de direção semiautônomo Super Cruise, mais conhecido na divisão Cadillac, que permite dirigir sem as mãos no volante em mais de 320 mil km de rodovias nos Estados Unidos e Canadá.

O preço do Bolt básico começa em US$ 32 mil (menos US$ 5.500 que no modelo 2021) e o do EUV parte de US$ 34 mil, sem contar benefícios fiscais. É provável que ainda este ano a Chevrolet ofereça no Brasil o hatch remodelado.
Texto da equipe – Fotos: divulgação