Chevrolet Bolt: elétrico em pré-venda por R$ 175 mil

 

A General Motors começa a pré-venda do Bolt EV, seu primeiro carro elétrico no Brasil, ao preço sugerido de R$ 175 mil. A ação parte de 25 concessionárias em 12 cidades: São Paulo, Campinas, São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis, Joinville (SC), Recife (PE) e Vitória (ES). As entregas iniciam-se no começo do ano que vem.

 

 

Lançado em 2016 nos Estados Unidos, o Bolt EV (electric vehicle) tem motor elétrico de 203 cv com torque de 36,7 m.kgf (maior que o de um VW Jetta GLI), que permite acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 7 segundos. Já a velocidade máxima, modesta, fica em 148 km/h. A autonomia média é de 416 km pelo padrão norte-americano EPA e, como as baterias têm 66 kWh de capacidade, isso indica rendimento de 6,3 km/kWh. O sistema de regeneração tem o modo One Pedal, que permite dirigir só com o acelerador: basta aliviar a pressão do pedal para a velocidade cair rapidamente, usando-se os freios apenas para frenagens intensas.

 

 

 

As concessionárias podem fornecer (por R$ 8.300) um aparelho de recarga rápida para ser instalado na garagem, que aumenta em quatro vezes a capacidade de recarga de uma tomada 220V convencional. Assim, com uma hora de recarga o carro pode rodar cerca de 40 km e a recarga completa leva 10 horas. Em eletropostos de alta tensão bastam 30 minutos para obter autonomia de 160 km. O Bolt tem garantia de três anos para o veículo e de oito anos para as baterias de íons de lítio.

 

 

O Bolt vem em pacote único Premier e bem-equipado, com itens como 10 bolsas infláveis, assistente de permanência na faixa, alertas de ponto cego e de tráfego traseiro cruzado, frenagem automática com detecção de pedestres, assistente de estacionamento e câmeras de alta definição para visão em 360 graus. Tem ainda faróis de xenônio, rodas de 17 pol com pneus que vedam furos e partida do motor por controle remoto.

 

 

O interior traz quadro de instrumentos digital configurável, central de áudio My Link com tela de 10,2 pol (compatível com Apple Car Play e Android Auto) e sistema Bose, retrovisor central com tela que projeta imagens da parte traseira em maior ângulo, carregador de celular por indução magnética (sem fio), bancos de couro com aquecimento e ventilação e freio de estacionamento elétrico. O carro mede 4,17 metros de comprimento e 2,60 m de distância entre eixos e pesa 1.600 kg. A GM informa capacidade de bagagem de 478 litros (1.603 com banco rebatido).

Texto da equipe – Fotos: divulgação